Aprimorando o Atendimento ao Cliente em 2024

As Quatro Tendências pela Agência Quantique de Marketing Digital

Proporcionar atendimentos de qualidade é um fator essencial para empresas oferecerem experiências memoráveis aos clientes, tornando se um diferencial crucial na conquista da fidelidade do consumidor em um cenário comercial altamente competitivo.

Não é surpresa que as marcas estejam investindo cada vez mais em soluções e tecnologias inovadoras de atendimento. Ferramentas que combinam agilidade e praticidade ao consumidor, ao mesmo tempo em que acrescentam um toque humanizado às conversas, estão se destacando.

Aqui, apresentamos as quatro tendências que moldarão o padrão para atendimentos de excelência em 2024.

1. Automação do Atendimento ao Cliente com Chatbots e Voicebots usando IA Generativa

Automatizar os canais de atendimento e implementar assistentes virtuais são estratégias que garantem uma comunicação rápida entre empresas e clientes. Nesse contexto, a comunicação instantânea proporcionada pelo WhatsApp se consolida como a preferida para os clientes se conectarem com as empresas. A utilização de chatbots e voicebots alimentados por Inteligência Artificial já é uma realidade nos canais de atendimento ao cliente.

O final de 2023 deixou ainda mais evidente que o WhatsApp é o canal de comunicação favorito dos brasileiros. Essa constatação deve ser levada a sério em 2024, pois os consumidores buscarão maneiras mais práticas de realizar compras remotas. Os assistentes virtuais, ao agilizarem a comunicação em áreas como consulta de estoque, preços, pesquisas de satisfação e rastreamento de pedidos, proporcionam um grande avanço no relacionamento com o cliente.

2. Hiperpersonalização

No cenário atual, 91% dos consumidores têm mais propensão a comprar de marcas que oferecem recomendações relevantes e personalizadas. Surpreendentemente, 83% estão dispostos a compartilhar seus dados pessoais em troca de uma experiência customizada, conforme revela um estudo divulgado pela Accenture. Diante desse contexto, torna se crucial captar informações dos consumidores e realizar análises avançadas com o auxílio de Inteligência Artificial e aprendizado de máquina.

Dados da consultoria McKinsey destacam que empresas que utilizam análises de dados para personalizar a experiência do cliente podem aumentar suas receitas em pelo menos 15%.

3. Transparência Total

A transparência está diretamente ligada às expectativas do cliente em relação a uma marca. Portanto, as empresas devem investir em estratégias de comunicação eficazes, ferramentas e soluções que ajudem os consumidores a entender completamente sua jornada de compra.

No dinamismo dos dias atuais, é fundamental que os clientes se sintam seguros para prosperar. A transparência é fundamental, e os consumidores se sentem mais seguros quando ouvem a verdade em qualquer circunstância. Nesse contexto, fornecer informações claras e objetivas sobre produtos, serviços, políticas, preços e eventuais ocorrências diferencia um atendimento de excelência de um atendimento comum, gerando relacionamentos sólidos, duradouros e bem-sucedidos.

4. Construa um Relacionamento com o Cliente nas Redes Sociais

O Brasil é o 5° maior usuário de internet do mundo, com 165 milhões de usuários conectados, tornando essas pessoas potenciais clientes para negócios que conseguem construir um ambiente no qual as ações de compra são simplificadas em poucos cliques.

Plataformas sociais como o Instagram são diferenciais excelentes para a construção de relacionamentos entre marcas e consumidores. Adotar uma abordagem autêntica pode contribuir significativamente para o sucesso da marca. Monitorar métricas e utilizar recursos como stories e reels para mostrar produtos em ação, compartilhar avaliações de clientes e responder aos comentários dos clientes são práticas que podem fortalecer esse relacionamento.

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